Os vícios de refração ou “grau dos óculos” significam que, por algum distúrbio no formato do globo ocular, na córnea ou no cristalino, o paciente tem problemas em focar os feixes de luz da retina. Os vícios de refração mais frequentes são miopia e astigmatismo, e há algumas práticas que podem aumentar o grau. Hipermetropia e presbiopia, embora não sejam tão constantes, também são comuns. Veja, abaixo, as definições de cada um deles:

Miopia

Pacientes com miopia conseguem enxergar objetos ou pessoas que estão próximos, mas têm dificuldade para identificar os que estão longe e existem algumas doenças de retina que são mais comuns em olhos com miopia. A miopia é caracterizada pelo processo de convergência dos raios de luz, que acontece antes de atingir a retina. A hereditariedade pode ser um dos principais motivos para o aparecimento da doença. Não é raro ver casos nos quais miopia e astigmatismo aparecem simultaneamente.

A miopia alta é uma condição que pode levar o paciente a ter grave perda visual. Abaixo, há um exame de mapeamento de retina. Ele foi feito em uma paciente com 26 graus de miopia!

À esquerda do vídeo, podemos ver que a área central de visão do paciente está muito comprometida, pois ela foi atrofiada. A visão neste momento é menor 5%.

 

Hipermetropia

A hipermetropia ocorre quando o olho é menor do que o normal, criando uma dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos próximos ao olho. Na hipermetropia, os feixes de luz convergem atrás da retina após sofrerem refração, causando embaçamento mais para perto e dor de cabeça. Os fatores que influenciam o surgimento da doença são o globo ocular mais curto do que o normal e/ou alterações na córnea. As crianças, em sua maioria, são hipermetropes de grau moderado, condição que melhora com a idade.

Astigmatismo

O astigmatismo é causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes e ocasionando a distorção da mesma. O astigmatismo não converge a luz de

maneira uniforme na retina, deixando a visão borrada. Nesse caso, a visão é embaçada tanto para longe quanto para perto. Quando o paciente possui miopia e astigmatismo ao mesmo tempo, é comum que ele tenha vertigens ao “apertar” os olhos para tentar enxergar melhor.

Presbiopia

Mais conhecida como “vista cansada”, a presbiopia está relacionada ao processo de envelhecimento do olho, manifestando-se, normalmente, após os 40 anos. Pacientes com presbiopia tem dificuldade para enxergar de perto, tendo que afastar o papel para a leitura. Isso ocorre porque os músculos do olho vão perdendo a capacidade de funcionar adequadamente sobre o cristalino mais endurecido.

Formas de tratamento:

  • Óculos e lentes de contato – Os óculos e as lentes de contato são os métodos mais utilizados para a correção dos vícios de refração, principalmente em miopia e astigmatismo, pois refocalizam os raios luminosos sobre a retina, dando foco à imagem. Para identificar o grau, é indispensável consultar um oftalmologista e se atentar aos principais cuidados para o uso de lentes de contato.

  • Cirurgias Refrativas – A cirurgia refrativa é, também, uma garantia de que deixar de usar óculos é possível e é a opção para corrigir ou melhorar a visão por meio de uma modificação permanente na forma da córnea com o laser. No tratamento da miopia, as técnicas de cirurgia refrativa reduzem a curvatura da córnea para diminuir o poder do foco do olho. Já para tratar a hipermetropia, as técnicas da cirurgia tornam a córnea mais encurvada para aumentar o poder do foco do olho. Em caso de astigmatismo, a cirurgia refrativa remodela seletivamente partes da córnea para torná-la lisa e simétrica, permitindo que as imagens se focalizem sobre a retina.

OFTALMOLOGISTA
ESPECIALISTA EM vícios de refração

Dúvidas? fale conosco