O que é visão subnormal?

Visão subnormal é quando o paciente, por alguma doença ocular séria, passa a ter somente 30% de visão e os meios corretivos comuns, como óculos ou lentes de contato, não são capazes de melhorar a visão. Por causa disso, o paciente depende de auxílios ópticos especiais.

O diagnóstico é confirmado quando o oftalmologista verifica que nem mesmo procedimentos clínicos ou cirúrgicos são suficientes para a melhora da visão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com esse tipo de deficiência visual têm dificuldades para enxergar detalhes no dia a dia, como feições de rostos ou letreiros de ônibus, por exemplo. Novamente, diagnosticamos o paciente com visão subnormal quando o seu melhor olho tiver uma visão igual ou menor do que 30% do que é considerada uma “visão perfeita”.

Não se deve confundir com cegueira total. Pessoas que estão sob a condição de visão subnormal ainda possuem visão útil e, por meio de tratamentos, podem melhorá-la com recursos ópticos especiais para casos mais complexos.

Causas da visão subnormal

Pessoas de todas as idades podem ser acometidas por essa condição, embora a maior incidência seja em idosos, pois é nesta idade em que a degeneração macular relacionada à idade mais aparece, sendo esta a causa mais comum.

Outros fatores que podem influenciar no aparecimento da visão subnormal são causas congênitas, doenças hereditárias, traumas, diabetes, glaucoma e doenças relacionadas à idade.

Tratamento da visão subnormal

Tipos diferentes de visão subnormal precisam ser avaliados cuidadosamente por um especialista em oftalmologia para oferecer um tratamento adequado para o paciente ao longo da vida. Quem já nasceu com visão subnormal possui necessidades diferentes dos que adquirem a doença posteriormente, assim como há diferenças no tratamento de quem é mais afetado na visão central ou na visão periférica, por exemplo. Cada caso dessa deficiência visual deve ser avaliado individualmente. De uma maneira geral, temos as lupas, as telelupas, as lupas de mesa e os auxílios eletrônicos, como computadores.

OFTALMOLOGISTA
ESPECIALISTA EM visão subnormal

Dúvidas? fale conosco