O que são moscas volantes?

Moscas volantes são pequenos pontos, linhas irregulares ou “teias de aranha” que se movem pelo campo da visão. Tecnicamente falando, as moscas volantes são minúsculas partículas de vítreo condensado, chamados grumos, formadas quando o vítreo – fluido gelatinoso que preenche o globo ocular – se solta da retina.

Estas manchas podem ser percebidas facilmente durante a leitura, ou então, quando se olha fixamente para algum lugar, como uma parede branca.

O nome “moscas volantes” se deu porque esses pequenos pontos soltos dentro do olho acompanham os movimentos dos olhos com muita agilidade. Esse diagnóstico é mais recorrente em pacientes acima dos 45 anos que possuem miopia, que já operaram de catarata ou fizeram capsulotomia YAG Laser, tratamento indicado para romper a opacidade capsular no pós-cirúrgico tardio de catarata.

Quais são as causas?

Durante o processo de envelhecimento, o vítreo do olho se contrai, separando da retina, sem que cause danos à visão na maioria dos casos. Mesmo que pareçam estar na frente do olho, as moscas volantes estão flutuando na gelatina presente dentro do olho, chamada de vítreo.

Nem sempre esse problema oftalmológico interfere na visão, mas, em algumas situações, as partículas podem bloquear a luz e lançar sombras na retina, a parte posterior do olho, onde se forma a imagem.

Moscas Volantes: Tratamento

As moscas volantes podem sumir em meses ou até semanas. Nos casos em que ela não desaparece, se elas não causarem incômodo na visão, o tratamento é somente observar.

Naqueles casos em que o incômodo visual é muito grande para o paciente, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada do tecido de dentro do olho responsável pelo incômodo visual. Esse procedimento é indicado somente em casos muito selecionado e a cirurgia é a vitrectomia via pars plana.

O mais importante para aqueles que passaram a ter o sintoma é compreender que devem procurar especialista de retina imediatamente, visto que elas podem ser um sinal de grave problema ou doenças na retina, como rasgo da retina, infecção da retina e até descolamento de retina.

Nos casos em que a retina é afetada, é indispensável realizar o tratamento com um especialista o mais rápido possível, que pode consistir de laser, congelamento da retina e até cirurgia.

OFTALMOLOGISTA
ESPECIALISTA EM moscas volantes

Dúvidas? fale conosco