O que é a Doença de Best?

A Doença de Best, também conhecida como distrofia macular viteliforme, é uma forma hereditária de degeneração macular caracterizada por uma perda da visão central.

Quais são os sintomas?

A Doença de Bestafeta a mácula, a parte central da retina responsável pelos detalhes visuais e pela percepção das cores. A retina e suas células chamadas de fotorreceptores são essenciais para a visão, pois convertem a luz em impulsos elétricos e então transferem esses impulsos para o cérebro através do nervo óptico.

Embora a idade de início para aqueles com doença Best possa variar, é geralmente diagnosticada durante a infância ou adolescência. Nos estágios iniciais, uma lesão amarelada se forma sob o epitélio pigmentado da retina (RPE) abaixo da mácula. Apesar da presença da lesão amarelada, a visão pode permanecer normal ou quase normal (entre 20/30 e 20/50) em torno de 50% por muitos anos. A visão periférica (lateral) geralmente não é afetada.

Em muitos indivíduos com doença Best, a lesão amarelada pode se romper e se espalhar pela mácula. Neste ponto, a mácula tem uma aparência de ovo mexido. Uma vez que a lesão se rompe, a mácula e o epitélio pigmentado subjacente começam a atrofiar (degenerar), causando mais perda de visão. Como resultado, a visão central tende a se deteriorar para cerca de 20%. No entanto, a Doença de Bestnem sempre afeta os dois olhos com a mesma

OFTALMOLOGISTA
ESPECIALISTA EM doença de best

Dúvidas? fale conosco