O que é estrabismo?

Conhecido popularmente como “vesguice” ou “olho torto”, é um defeito de posicionamento do olho. Ele faz com que olhos fiquem desalinhados e apontem para direções diferentes, sendo que o problema pode afetar um dos olhos (o que é mais frequente) ou ambos. É mais comum que crianças tenham essa condição, mas ela também pode ocorrer em adultos.

Em recém-nascidos, pode haver o pseudoestrabismo, que simula um desvio nos olhos devido a outros fatores, que levam os olhos a desviarem por alguns instantes. Isso se normaliza em alguns meses. Crianças também podem apresentar pseudoestrabismo durante o crescimento, por causa de formato achatado e largo na base do nariz, saliência de pele que fica no canto interno dos olhos. Nessas circunstâncias, a parte branca dos olhos é encoberta, especialmente quando a criança olha para as laterais. Durante o crescimento, a tendência é que o pseudoestrabismo não aconteça mais.

Quais são as causas do estrabismo?

As causas não são completamente conhecidas. Uma das possibilidades que leva à condição seria a ocorrência de um desequilíbrio no sistema muscular que mantém o equilíbrio e o alinhamento preciso dos olhos.

Outras possíveis razões para o surgimento do estrabismo são:

  • Doenças oculares (catarata, por exemplo);
  • Traumas oculares;
  • Doenças neurológicas;
  • Doenças da tireoide;
  • Diabetes;
  • Acidentes;
  • Tumores cerebrais.

As causas variam conforme cada caso e, para identificá-las de maneira mais específica, é essencial fazer exames com um especialista em estrabismo.

O estrabismo ocasiona apenas problemas estéticos ou possui outros sintomas?

Além do desvio dos olhos, ele pode causar diminuição grave da visão no olho desviado ou que apresenta um desvio maior, que ficará permanente se não for corrigido até os 10 anos de idade. Há situações nas quais as pessoas com estrabismo entortam a cabeça para alinhar os olhos.

Tratamento para estrabismo

Há diferentes tratamentos conforme cada caso. Alguns são corrigidos com óculos; outros, com o uso de tampão por algumas horas diárias. Geralmente, se estimula a visão do olho que está mais torto por meio de oclusão do olho saudável.

Entretanto, existem casos que necessitam de cirurgia. Ela pode ser feita quando o estrabismo é causado por alguma condição mais grave ou por livre e espontânea vontade do paciente de corrigir o problema por questão estética. Vale ressaltar que qualquer um desses procedimentos deve ser feito apenas por um especialista em estrabismo.

OFTALMOLOGISTA
ESPECIALISTA EM CATARATA

Dúvidas? fale conosco