Certos descolamentos de retina regmatogênicos se desenvolvem devido a pequenos buracos ou rasgaduras na região superior do olho, que é quando este procedimento pode ser realizado. A cirurgia de retinopexia pneumática é realizada injetando dentro do olho certa quantidade de gás para que ele obstrua o buraco ou a rasgadura da retina, impedindo a passagem de líquido por ele e, com isso, propiciando a resolução do descolamento. Para selar a rasgadura ou o buraco, é possível realizar a crioterapia (congelamento) antes da injeção de gás ou utilizar laser após a resolução do descolamento de retina.
O tempo de permanência do gás dentro do olho varia de acordo com o tipo e a quantidade de gás injetado. Após a injeção, o gás é absorvido pelo próprio organismo, contudo, o paciente não deve viajar para lugares de muita altitude ou de avião, pois o mesmo tem a capacidade de se expandir, aumentando assim a pressão do olho.
Nesse tipo de cirurgia, o paciente tem que ficar em uma determinada posição, segundo orientação médica, pelo tempo necessário à adequada cicatrização e aplicação da retina. Se a retina não reaplicar com esse tipo de técnica, então é necessário realizar a introflexão escleral ou a vitrectomia pars plana.