Será que os seus hábitos contribuem para aumentar o grau de doenças como a miopia e o astigmatismo? Confira a seguir!

Sabemos que a miopia e o astigmatismo são as condições oculares mais conhecidas entre a população em geral. São altas as possibilidades de uma pessoa usar óculos por causa de uma delas (ou das duas ao mesmo tempo). No entanto, elas se desenvolvem única e exclusivamente de forma espontânea ou há práticas que podem aumentar o grau delas na visão? Vem com a gente que vamos desenvolver este tema no artigo de hoje!

Em tempo, já vamos adiantar um dos mitos mais populares: não, o uso de óculos (ou a falta dele) não interfere para aumentar o grau de erros de refração. Isso vale tanto para a miopia quanto para o astigmatismo. Agora sim, vamos ao texto!

O que leva a aumentar o grau da miopia?

Mesmo sendo a doença ocular mais popular de todas, ainda não há um parecer 100% preciso sobre causas que podem aumentar o grau da miopia. É bem provável que você tenha ouvido dos seus pais algo como “sai de perto da televisão que faz mal para a vista” na infância.

Embora essa prática realmente tenha consequências (dores de cabeça, náuseas, visão turva temporária etc.), não seria válido afirmar que ela, assim como outros hábitos dos tempos modernos (uso de tablets, smartphones etc.) que dependem muito da visão de perto, são responsáveis por aumentar o grau da miopia. As pesquisas ainda estão evoluindo nesse aspecto

Há estudos que consideram a possibilidade de acostumar a visão a espaços fechados durante a infância, passando menos tempo ao ar livre, contribuem para aumentar o grau. De qualquer forma, é uma boa desculpa para incentivar que as crianças façam exercícios e possam aproveitar essa fase da vida, não é mesmo?

Isso também vale para o astigmatismo?

Sobre causas que podem aumentar o grau do astigmatismo, há algumas que são mais concretas, embora as pesquisas mundo afora também estejam em constante progresso. A mais comum? Coçar o olho (fala a verdade, você não estava fazendo isso agora… ou estava?).

Inclusive, apesar de ser um hábito comum e gerar até um certo conforto para alguns, coçar o olho é muito perigoso! Além de favorecimento do problema de aumentar o grau, pode levar o astigmatismo a evoluir para algo mais grave, como o ceratocone (doença que pode até causar cegueira). Então, pense bem antes de fazer isso novamente e evite essa prática, tudo bem?

Traumas oculares também costumam aumentar o grau da visão, no caso do astigmatismo. Algumas das causas mais frequentes deles são acidentes, doenças preexistentes (como a miopia, por exemplo) ou cirurgias feitas na região ocular.

Para ter menos risco de aumentar o grau da condição ocular, já sabe… procure o oftalmologista!

Por via das dúvidas, o melhor é sempre contar com um profissional qualificado e não confiar apenas na prevenção caseira. Quanto mais cedo você procurar um oftalmologista de confiança, haverá mais chances de realizar um tratamento eficiente e, em consequência disso, aumentar o grau é menos provável.


7 Comentários em "Práticas que podem aumentar o grau da miopia e do astigmatismo"
  • Thiago Almeida Simões
    2 de dezembro de 2021Responder

    Coçei os olhos ontem e hoje, não tenho esse costume, pode ter aumentando o meu grau de astigmatismo?


  • Thiago Almeida Simões
    4 de dezembro de 2021Responder

    Coçei os olhos duas ou três vezes isso pode ter aumentado o grau do meu astigmatismo?


  • Thiago Almeida Simões
    4 de dezembro de 2021Responder

    Coçei os olhos duas ou três vezes isso pode ter aumentado o grau do meu astigmatismo? Não tenho esse costume, foi somente essas vezes.


  • Paulo Petri
    31 de agosto de 2023Responder

    Diferenca de 0,50 e 0,25 de aumento de grau da alguma coisa ? Como dor de cabeca por exemplo ? Astigmatismo pode regredir pois muitos oftalmos que fui disse que sim mas nesse ultimo colocou na receita


    • Dr. Rony
      31 de agosto de 2023Responder

      Olá Paulo, tudo bem?
      Olá! Entendo suas preocupações relacionadas à sua visão e ao uso de óculos. Primeiramente, diferenças no grau dos óculos, mesmo que pareçam pequenas como 0,25 ou 0,50, podem sim causar sintomas em algumas pessoas. Não é incomum pacientes relatarem dor de cabeça, desconforto visual, ou até mesmo sensação de tontura quando há uma inadequação na graduação dos óculos. Cada indivíduo pode reagir de uma maneira, dependendo da sensibilidade e da necessidade visual.
      Quanto ao astigmatismo, é uma imperfeição na curvatura do olho que causa visão desfocada. Pode ou não mudar ao longo do tempo. Em algumas pessoas, o astigmatismo pode permanecer estável, enquanto em outras pode haver mudanças, seja uma progressão ou, em casos mais raros, uma regressão. O que seus oftalmologistas lhe informaram pode variar baseado em experiências clínicas individuais e na avaliação do seu caso específico. Sempre recomendo seguir as orientações do seu médico e, em caso de dúvida, buscar uma segunda opinião.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti


  • Leonardo Balthazar
    2 de setembro de 2023Responder

    cocei meu olho 4 ou 5 vezes, meu grau aumentou?


    • Dr. Rony
      3 de setembro de 2023Responder

      Coçar os olhos frequentemente pode levar a complicações como o aumento do risco de infecções, lesões na córnea e até mesmo o desenvolvimento de ceratocone, uma condição na qual a córnea adquire um formato irregular. No entanto, o simples ato de coçar o olho ocasionalmente não é diretamente relacionado ao aumento do grau de óculos. O aumento do grau é mais associado a fatores genéticos, envelhecimento, e outras condições oftalmológicas. Se você percebeu uma mudança na sua visão ou no seu grau, é essencial consultar um oftalmologista para uma avaliação completa. Mantenha sempre a saúde dos seus olhos em dia e evite coçar ou esfregar eles com força.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti
      Palavras-chave: coçar olhos, complicações, infecções, lesões na córnea, ceratocone, grau de óculos, fatores genéticos, envelhecimento, condições oftalmológicas, consultar oftalmologista, saúde dos olhos.


Deixe um comentário