A cirurgia refrativa a laser evoluiu muito e, com o seu alto grau de eficiência, muitos já podem deixar de usar óculos.

O sonho de deixar de usar óculos é possível para muitas pessoas que possuem condições como miopia ou astigmatismo (não é raro, inclusive, as duas andarem juntas). Com a modernização da medicina ocular, a cirurgia refrativa a laser já é uma realidade alcançável.

É preciso ressaltar, no entanto, que há mais de um estilo dessa intervenção cirúrgica. Deixar de usar óculos por meio de cirurgia refrativa a laser é uma ideia muito interessante, mas alguns requisitos devem ser preenchidos pelo paciente. Vamos ver mais sobre isso!

 

Benefícios de deixar de usar óculos por meio da cirurgia refrativa

Quando o momento tão esperado de deixar de usar óculos finalmente chega, um novo mundo de possibilidades se revela. Podemos dizer que as maiores vantagens proporcionadas pela cirurgia refrativa a laser são:

  • Independência de um objeto para enxergar: deixar de usar óculos é praticar esportes livremente, sem medo de quebrá-los; é não ter a necessidade de lembrar de tirá-los para dormir; é tomar banho de mar e de piscina aproveitando o momento plenamente, com uma boa visão para guardar momentos especiais na memória;
  • A cirurgia refrativa a laser é muito segura e precisa: esse procedimento, por ser feito a laser, é extremamente seguro, além de não ser invasivo por não adentrar o olho;
  • A conta bancária agradece: basta de trocar de lentes e armações todos os anos. Com um único investimento na realização de uma cirurgia refrativa a laser, o paciente passa a deixar de usar óculos por muuuuuuito tempo.

 

Quais são os tipos de cirurgia refrativa a laser?

Existem 2 tipos de cirurgia refrativa a laser mais comuns para aqueles que pretendem deixar de usar óculos. Uma delas é o método Lasik, feito com uma ferramenta específica que levanta uma pequena parte da córnea, para que o laser atue diretamente nela.

O outro formato de cirurgia refrativa a laser é o PRK. Ele é usado para remover uma fina camada epitelial, expondo a córnea à ação do laser. É mais indicado para quem, além de ter o objetivo de deixar de usar óculos, possui problemas na curvatura corneana ou uma córnea muito fina. O tempo de recuperação é maior do que no Lasik.

O método Lasik costuma ser aproveitado pelo público em geral que pretende deixar de usar óculos. O PRK é mais indicado para quem pratica esportes de contato ou atividades relacionadas, pois não viabiliza o risco de deslocar o flap da córnea, como pode ocorrer no Lasik. O PRK também é indicado para as forças armadas.

 

Do que precisamos para ser aptos à realização da cirurgia?

Se você se empolgou e já quer fazer a cirurgia a laser para deixar de usar óculos, calma! Lembre-se dos requisitos necessários: ter mais de 18 anos, não ter alteração de mais de meio grau nos dois últimos anos e não possui doenças corneanas. Algumas doenças, como o diabetes e as que são autoimunes, também são fatores impeditivos.

Seguindo as recomendações e verificações acima, a cirurgia pode ser realizada, mesmo se outra intervenção já aconteceu (desde que uma não prejudique a outra). Um exemplo: muitos idosos que já operaram de catarata e querem deixar de usar óculos podem fazer a cirurgia refrativa a laser!

Ah, um detalhe importante: procurar um profissional da saúde é fundamental para fazer procedimentos de forma adequada e se manter bem. Isso é ainda mais crítico para quem quer deixar de usar óculos! Os olhos são o seu maior guia pelo mundo e devem ser confiados somente a pessoas qualificadas e capacitadas para a realização de uma cirurgia refrativa a laser bem-sucedida.


4 Comentários em "Deixar de usar óculos é possível. Vamos te contar o segredo"
  • Maria irene
    21 de março de 2019Responder

    E muito caro queria. Fazer tenho diabetes tipo 2


    • Prof. Dr. Rony C. Preti
      27 de junho de 2020Responder

      Olá Maria,
      Não é muito cara e hoje você pode contar com o parcelamento no cartão de crédito. Quem tem diabetes pode fazer sim, tudo vai depender do exame oftalmológico!
      Atenciosamente,


  • Prof. Dr. Rony C. Preti
    23 de junho de 2020Responder

    Great!


  • Pablo
    24 de fevereiro de 2022Responder

    Quanto custa?
    Me responda por email por favor! Agradeço.


Deixe um comentário