O que é mito e o que é verdade na condição de olho com catarata? O artigo tem o objetivo de desmistificar alguns dos principais assuntos sobre a doença.

Quando ocorre a opacidade do cristalino, é diagnosticada uma situação de olho com catarata. A doença é, segundo a OMS, a principal causa de cegueira no mundo e é compreensível que existam preocupações em relação ao assunto (mais detalhes sobre a condição podem ser vistos neste link).

A fim de explicar de uma vez o que é mito e o que é verdade sobre o olho com catarata e o processo de tratamento realizado a partir da cirurgia de catarata, evidenciamos os pontos com as principais dúvidas sobre isso. Confira a seguir!

1) Após a cirurgia de catarata, a doença não volta.

VERDADE! Uma vez operado, o olho com catarata deixa de ser uma realidade para o paciente. Em casos raros, pode acontecer uma opacificação da membrana que suporta a lente ocular, o que não caracteriza o retorno da catarata. Isso é resolvido por meio de um procedimento com laser.

2) Após a cirurgia do olho com catarata, é preciso ficar em repouso absoluto

MITO! Desde que as recomendações feitas após a cirurgia de catarata sejam seguidas à risca (higienização, uso correto dos medicamentos, evitar esforço físico e não pressionar o olho operado), o repouso absoluto não é necessário.

3) A cirurgia de catarata é um processo que leva muito tempo

MITO! Embora seja um processo delicado e que exige extrema atenção, quando o olho com catarata é operado por um profissional qualificado e de confiança, o procedimento costuma ser concluído em cerca de meia hora.

4) Diabéticos estão mais propensos a ter o olho com catarata

VERDADE! Ter diabetes leva a riscos maiores de doenças oculares, principalmente por causa dos índices glicêmicos elevados. Quem possui diabetes, precisa consultar um especialista em oftalmologia periodicamente e controlar os níveis de glicemia.

5) Chegar ao ponto de ter olho com catarata é algo que só acontece com idosos

MITO! Existe mais de um de tipo de catarata e a que está relacionada ao fator de envelhecimento é a catarata senil. Ter olho com catarata é algo que pode acontecer na infância (catarata congênita) ou ao longo de toda a vida, a qualquer momento, por fatores secundários (catarata secundária, relacionada a outros fatores, como diabetes, descolamento de retina, traumas oculares etc.).


0 Comentários em "Mito ou verdade? 5 respostas sobre o olho com catarata"

Deixe um comentário