Membrana epiretiniana tem que ser operada?

membrana epirretiniana é uma doença que não faz o paciente perder a visão abruptamente e sim, lentamente. Alguns casos podem estabilizar, mas outros podem apresentar evolução para piora progressiva.

Dois exames são fundamentais na indicação da cirurgia. O exame da visão e a tomografia de coerência óptica (OCT).

Se a visão continuar diminuindo ou o OCT mostrar que a retina está cada vez mais ficando edemaciada “inchada”, nestes casos é melhor operar.

Isto porque, quando a cirurgia for indicada, quanto mais rápido operar, maior a chance de melhorar a visão.

Contudo, se a visão não piora no decorrer de um acompanhamento de 4 em 4 meses, por exemplo, e o OCT não mostrar aumento da espessura da retina, nestes casos o paciente pode fazer somente o acompanhamento.

Hoje a cirurgia de membrana epirretiniana, denominada de vitrectomia posterior é segura e quanto mais rápido for realizada, maiores as chances de melhora da visão.


7 Comentários em "Membrana epiretiniana. Tem como não operar e só observar?"
  • Rosa
    19 de novembro de 2021Responder

    Boa noite.
    Quero saber sobre a cirurgia como é?
    Tempo ,risco, tempo de recuperação.


  • Maria
    22 de março de 2022Responder

    Estou com membrana epiretiniana, ainda pequena, num olho que foi acometido de catarata.
    Que tipo de lente para catarata mais adequada?
    é mais adequado? Devo tratar a membrana antes de operar a catarata?
    As lentes para catarata acomodativas são uma boa solução para se operar a catarata sem operar a membrana epiretiniana, por enquanto muito finas?


  • Maria da Gloria
    28 de março de 2022Responder

    Estou com membrana epiretiniana, ainda pequena, num olho que foi acometido de catarata.
    Que tipo de lente para catarata mais adequada?
    é mais adequado? Devo tratar a membrana antes de operar a catarata?
    As lentes para catarata acomodativas são uma boa solução para se operar a catarata sem operar a membrana epiretiniana, por enquanto muito finas?


  • Maria José Vicentini
    21 de maio de 2023Responder

    POR FAVOR ME EXPLIQUE: O QUE É MEMBRANA EPIRRETINIANA AO, SEM TRAÇÃO?
    SEM TRAÇÃO O QUE SIGNIFICA?
    Muito obrigada, vou aguarda com ansiedade, muito sério para mim!


    • Egle
      8 de junho de 2023Responder

      Tem alguma medicação que ajuda?


      • Dr. Rony
        24 de agosto de 2023Responder

        Olá Egle, tudo bem?
        A membrana epiretiniana é uma camada fina e translúcida que pode se formar na superfície da retina. Quando isso ocorre, pode causar distorção visual e diminuição da acuidade visual. Se você se pergunta: "Tem alguma medicação que ajuda no tratamento da membrana epiretiniana?", a resposta é que a abordagem mais comum para o tratamento é cirúrgica.
        Até o momento, não há medicamentos aprovados especificamente para dissolver ou tratar a membrana epiretiniana. No entanto, em alguns casos, medicamentos anti-inflamatórios ou injeções intravítreas podem ser usados para tratar o edema macular, que pode estar associado à condição. É crucial consultar um oftalmologista especializado em doenças da retina para discutir as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso. Espero ter ajudado.
        Att,
        Prof. Dr. Rony C. Preti
        https://www.instagram.com/drronypreti


    • Dr. Rony
      23 de agosto de 2023Responder

      Olá Maria, tudo bem?
      A membrana epirretiniana (MER) é uma camada fina de tecido que pode se formar na superfície da retina, especificamente na área central chamada mácula. A retina é a camada sensível à luz na parte de trás do olho, e a mácula é a parte da retina responsável pela nossa visão central nítida. Quando uma MER se forma, ela pode causar distorções ou ondulações na visão.
      Quando dizemos "sem tração", estamos nos referindo à forma como a membrana está afetando a retina subjacente. A tração ocorre quando a membrana contrai ou puxa a retina. "Sem tração" significa que, embora a membrana esteja presente, ela não está puxando ou distorcendo significativamente a retina no momento causando a separação das suas camadas. Isso é uma boa notícia, pois a tração pode levar a mais problemas, como o descolamento da retina ou buraco macular e piorar a visão gradativamente, quando é necessário a indicação da cirurgia de remoção da mesma.
      Prof. Dr. Rony C. Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti


Deixe um comentário