Como funciona a cirurgia de catarata?

Atualmente, o único tratamento da catarata é a cirurgia. Durante o procedimento, o especialista em cirurgia de catarata retira o cristalino opacificado e realiza o implante de uma lente intraocular transparente. Todo paciente que opera a catarata precisa colocar essa lente dentro do olho para enxergar adequadamente. O grau ou a potência da lente intraocular são medidos antes da cirurgia, por meio do exame chamado de biometria ocular. Essas informações variam de pessoa para pessoa.

Hoje em dia, existem vários tipos de lentes. As lentes intraoculares mais usadas são aquelas para corrigir somente o grau de longe e, obrigatoriamente, o paciente necessitará de óculos para perto. Contudo, hoje temos lentes que já podem corrigir tanto a visão de longe quanto a de perto e levar à independência dos óculos.

Quando o paciente possui catarata em ambos os olhos, o procedimento é geralmente realizado em um olho de cada vez, para que o especialista em cirurgia de catarata possa avaliar o resultado e a recuperação do paciente. Depois, a cirurgia pode ser feita no outro olho, respeitando as necessidades de cada caso.

O procedimento é realizado com o paciente deitado. A anestesia da cirurgia de catarata é feita localmente, com a aplicação de colírios e anestésicos intraoculares, evitando dores e desconfortos durante a cirurgia.

Recuperação pós-cirurgia de catarata

Feito o procedimento, o especialista em cirurgia de catarata receita colírios a serem administrados durante o processo de recuperação, que leva aproximadamente 30 dias para ser completa. Não é necessário repouso absoluto. Seguem abaixo algumas recomendações gerais pós-cirúrgicas:

  • Aplicação correta dos medicamentos receitados – somente no olho operado;
  • Sempre higienizar bem as mãos antes de aplicar os medicamentos no olho;
  • Evitar esforço físico;
  • Não coçar e esfregar o olho operado;
  • Não dormir sobre o olho operado.

Após 24 horas da realização da cirurgia de catarata, a maioria dos pacientes já é capaz de sentir uma melhora na visão. Vale lembrar que a catarata, depois de operada, não tem a possibilidade de voltar.

OFTALMOLOGISTA
ESPECIALISTA EM Cirugia da catarata

Dúvidas? fale conosco